sexta-feira, 27 de junho de 2014

ESPORTES NÃO TRADICIONAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


                                                                                    Josélia Ribeiro de Lima


A Educação Física é a disciplina presente nos currículos escolares que trata do ensino dos conteúdos construído historicamente pela humanidade no que se refere à cultura corporal (lutas, dança, jogos, esporte, brincadeiras e ginástica), porém, apesar desta área ser constituída por diversas práticas, com frequência o ensino de muitas manifestações da cultura corporal é negligenciado, havendo o predomínio do conteúdo esportes nas aulas de Educação Física.
Observa-se que o ensino do conteúdo esporte restringe-se, em muitos casos, às modalidades que têm maior veiculação na mídia como: basquete, vôlei, futebol e handebol. Além disso, outra questão que merece problematização se refere ao processo de ensino e aprendizagem destes conteúdos, às vezes de maneira não sistematizada, reproduzindo apenas o que acontece nos jogos oficiais, o que não oferece aos educandos subsídios para pensar tais modalidades para além do fazer corporal.
Essa limitação no ensino faz com que o conhecimento seja adquirido de forma fragmentada, reprodutivista e minimista, quando são levadas em consideração as dimensões do conhecimento em que poderiam ser apresentadas.
Modalidades esportivas como tênis, golfe, badminton, beisebol, etc., também fazem parte de um grade leque das produções humana no que refere ao conteúdo esporte, e que tem seu ensino negado nas aulas de Educação Física.
Outros esportes também pouco conhecidos do grande público apresenta-sem como sugestões para as aulas como os de aventura: slackline, le parkour, trilhas, escaladas, etc.,e mais tantos outros que tem grande popularidade em outras partes do mundo. O ensino destes conteúdos deve atender a uma necessidade do que se pretende que os educandos aprendam acerca dos mesmos. De acordo com Coletivo de Autores, 2009 p. 32 :

 “ [...] sua seleção deve garantir aos alunos o
 conhecimento do que de mais moderno existe no mundo
contemporâneo, mantendo-o informado dos acontecimentos
 nacionais e internacionais, bem como do avanço da ciência e da técnica. ”
                 

                 As modalidades esportivas ditas não tradicionais estão fora das aulas de Educação Física por diversos fatores, dentre eles se destacam: a falta de conhecimento dos professores sobre tais modalidades, a carência de espaço e/ou materiais adequados, a tradição de determinados conteúdos, a resistência dos alunos por certos conteúdos. Levando em consideração que a não apropriação dos conhecimentos relacionados a esses esportes limita a ação dos jovens na sociedade, os problemas enfrentados para a inclusão destes esportes devem ser superados.
                Na escola os esportes devem ser ensinados de forma sistematizada, apresentado todas as faces que eles apresentam, desde a sua origem até a forma como é praticado atualmente, passando por suas implicações na sociedade, levando assim os educandos a serem capazes de elaborar um novo conceito acerca do que está sendo ensinado.          
                Apesar da crítica feita neste texto, o intuito não é questionar a presença dos esportes nas aulas de educação física, mas sua pequena diversificação. Além disso, o modo como o esporte é ensinado deve ser observado, já que frequentemente esse ensino se dá de maneira reducionista. Por isso, os esportes menos populares apresentam-se como uma rica fonte de possibilidades de ampliação do repertório cultural dos alunos, podendo ser vivenciados nessas aulas, quebrando assim com a hegemonia que perpetua de outras modalidades esportivas.                      





REFERÊNCIAS

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. 2ed São Paulo: Cortez,2009.
BARROS, P. M.; REIS, F.P.G. Uma proposta de sistematização dos esportes não convencionais para a aulas de Educação Física das séries iniciais do ensino fundamental: o caso do tênis. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 18, Nº 186, Novembro de 2013. http://w.w. w.efdeportes.com/

                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário