INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Mariana
Barreto Oliveira.
A Educação Física tem um papel
fundamental no processo de escolarização de crianças e jovens, principalmente
os oriundos das camadas populares, qual seja, oportunizar o acesso aos
conhecimentos sistematizados da cultura corporal, contribuindo para que esses
sujeitos possam, além de usufruir de diferentes práticas corporais, agir de
maneira crítica e transformadora na sociedade. Apesar da escola e, neste caso,
a Educação Física se comprometerem com a aprendizagem de todos os alunos,
muitos são excluídos durante o processo de ensino e aprendizagem, sobretudo os
alunos com deficiência. Este fato motivou o surgimento de um campo de conhecimento,
a Educação Física adaptada, que se dedica na construção de alternativas para
que essa realidade seja superada, e os alunos com deficiência tenham seus
direitos garantidos.
Portanto, não
estamos considerando que exista outra educação física para pessoas com
deficiência, mas que as estratégias metodológicas e de organização do ensino
possam ser aplicadas ao indivíduo com deficiência. (COZZANI, 2013, p.39)
A Educação Física e a Educação Física adaptada
se diferenciam pelo fato desta priorizar as estratégias e as metodologias de
ensino e aprendizagem de alunos com deficiência, estratégias que superem
práticas excludentes. A inclusão desses alunos visa garantir a apropriação do
conjunto de conhecimentos propostos pela área e a construção de um ambiente que
aceite as diferenças.
A inclusão e a Educação Física adaptada
vêm salientar, principalmente, os desafios encontrados pelos professores de Educação
Física ao trabalharem com alunos com deficiência. Para que ocorra a inclusão não
basta apenas preparar o ambiente escolar, é necessário que os funcionários, os
professores, enfim, todos aqueles que trabalham na escola, desconstruam visões
preconceituosas sobre as pessoas com deficiência. A escola não precisa de
estratégias especiais para receber esses alunos com deficiência, basta apenas
não trabalhar com padrões de alunos, e reconhecer a diversidade presente no
ambiente escolar.
A inclusão é
vista como uma proposta pedagógica que depende dos esforços em alterar o meio
para acolher o deficiente. Na integração, o preparo do aluno é feito na escola
especial de modo a garantir a inserção adequada na escola regular. Sua
participação nas atividades ocorria de acordo com suas possibilidades. (MAUERBERG-deCASTRO,
2005,p..410)
É importante destacar que cabe ao
professor planejar suas aulas com especificidades para que o aluno aprenda e
participe da atividade proposta por ele, com ou sem ajuda de adaptações. Para
que ocorra uma prática com segurança, devemos ter um lugar acessível a todos, e
que não ofereça risco e que contribua para o desenvolvimento e o aprendizado de
cada aluno. Em alguns casos temos que estar atentos no momento da realização das atividades práticas, para
prevenir acidentes ou atitudes de desrespeito entre os colegas.
A inclusão dos alunos com deficiência
possibilita a valorização e aprendizagem em vários ambientes, envolve o aluno
em condições de igualdade, para que aprendam que o mundo é constituído por pessoas
diferentes, diferenças de muitas naturezas.
Ainda em relação ao desenvolvimento de
atividades práticas, devemos garantir o acesso a todos, os materiais e
equipamentos devem estar em ótimo estado, além de modificar alguns recursos que
serão utilizados e transformar, se necessário, regras.
Um ensino inclusivo, além de requerer conhecimento
didático-pedagógico, demanda do professor atenção ao processo de aprendizagem
dos alunos, já que alguns podem precisar de mais tempo pedagógico; e criatividade,
visto que a capacidade de improvisar ou alterar o ambiente pode contribuir no
processo, além de explorar o potencial de cada aluno.
A inclusão de pessoas com deficiência na
Educação Física escolar é uma oportunidade de interação com outros alunos, a
partir daí eles vão se conscientizando que todo mundo é igual, independente se
ele possui alguma deficiência ou não, merecendo respeito de todos.
Referência:
COZZANI, M. Educação Física e Inclusão: a experiência da estratégia de tutoria e o
impacto na aprendizagem motora. In: Universidade e escola na construção de
práticas inclusivas. Org. Suzana Couto Pimentel; Cruz das Almas/BA: UFRB, 2013.
MAUERBERG-deCASTRO, E. Atividade Física adaptada. Ribeirão
Preto/SP: Tecmedd, 2005.
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