Nesse espaço estará disponível os materiais construídos pelos
membros do PIBID Educação Física 2012, como planos de aulas, textos, para
realização de intervenções na escola, como oficinas que tratem de temas da
Educação Física.
Oficina - A Frequência Cardíaca e o exercício físico:
Respostas
Plano de Aula Oficina 1º dia
Dados
|
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 13/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o
exercício físico: Respostas
Professor (a): Ricardo Oliveira
Estagiários: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson
Kleber Silva dos Santos
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.
|
|
RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
Piloto.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·
Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
Diferenciar Atividade Física de Exercício Físico;
Realizar a aferição da frequência cardíaca;
Relacionar a importância da frequência cardíaca na
realização da atividade Física.
|
1ª fase – Introdução
|
Lançar aos alunos os questionamentos:
·
Vocês sabem por que existe a necessidade monitorar a frequência
cardíaca no caso de realizarmos atividade física constante?
·
Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
·
Quais são as formas de aferir a frequência cardíaca?
Após essa investigação do conhecimento prévio dos alunos, iremos
discutir sobre as questões levantadas através de slides e vídeos.
|
2ª fase –
Experimentação
|
: A turma será dividida em duplas.
Cada aluno irá aferir a frequência cardíaca do colega na sala de aula e
anotar no caderno.
Analisaremos através da tabela de classificação os valores da FC
encontrados pelos alunos.
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Referências
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Frequência Cardíaca - Quiz TV Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmwSNwERNmQ>
Acesso em 09 de Setembro de 2013.
Ritual - Importância da Frequência Cardíaca no Exercício Físico.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AdZPB9-AXLU>
Acesso em 09 de Setembro de 2013.
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2º Plano de Aula Oficina
Dados
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Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 20/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o exercício físico:
Respostas
Professor Supervisor: Ricardo
Oliveira
Orientador: José Arlen
Bolsistas ID: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson
Kleber Silva dos Santos; Aline Oliveira.
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.
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RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
Relógios;
Cronometro.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·
Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
Vivenciar a caminhada/corrida relacionando a FC.
Discutir os efeitos agudos e crônicos antes e depois
da atividade física;
Realizar a aferição da frequência cardíaca;
Relacionar a importância da frequência cardíaca na
realização da atividade Física.
|
1ª fase – Introdução
|
Iniciaremos a aula retomando alguns pontos do encontro anterior. Com
os slides trataremos sobre os efeitos crônicos e agudos na atividade física.
|
2ª fase –
Experimentação
|
: Explicaremos e demonstraremos aos alunos uma
forma simples de aferir a Frequência Cardíaca (FC) (Utilizar o dedo indicador
e o terceiro no intuito de através do contato com uma parte especifica do
pulso do colega, contará o número de batidas do coração em 15 segundos. Após
isso, multiplicará o número achado por 4. Dessa forma descobrirá a quantidade
de batidas por minuto);
Em duplas, um aluno caminhará duas voltas na
Praça do Bosque. O companheiro verificará a FC de repouso e após a prática da
caminhada. E vice-versa.
Escolheremos dois alunos para correrem na Praça do
Bosque, totalizando duas voltas. Cada aluno irá anotar os resultados das
aferições no caderno. Deverão também
analisar as mudanças corporais ocorridas após as atividades. Esses dados
deverão ser entregues em formato de relatório para discussões no ultimo dia
da oficina.
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3º Plano de Aula Oficina
Dados
|
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 27/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o exercício físico:
Respostas
Professor Supervisor: Ricardo
Oliveira
Orientador: José Arlen Beltrão de Matos
Bolsistas ID: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson
Kleber Silva dos Santos; Aline Oliveira.
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.
|
|
RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·
Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
·
Elaborar ações no intuito de colocarem em prática no
dia a dia, de acordo os conhecimentos discutidos, no caso, ações que
possibilitem a realização de atividade física relacionando com a FC, além de
repassar o conhecimento apreendido para amigos e familiares.
·
Relacionar a importância da frequência cardíaca na
realização da atividade Física no dia a dia;
·
Compreender as respostas agudas e crônicas que
ocorrem no organismo antes e após a prática de exercícios físicos, como uma
caminhada e uma corrida.
|
1ª fase – Introdução
|
Iniciaremos a aula retomando alguns pontos dos encontros anteriores.
(conceitos de FC, atividade e exercício físico, Efeitos agudos e crônicos);
Os alunos mostrarão os resultados anotados durante a prática da
atividade física para o colega e novamente, de acordo as discussões tidas no
primeiro momento da aula, refletirão sobre o que aconteceu na prática. Além
disso, relacionaremos as diferenças ocorridas entre os alunos que fizeram a
caminhada e os que realizaram a corrida e o porquê das diferenças, caso tenha
havido.
|
2ª fase –
Discussão
|
: Através de discussão, iremos
conscientizar os alunos de que quem não tem um frequêncímetro pode improvisar
medindo a FC com as mãos os dedos indicadores. E vamos analisar através de
questionamentos se os alunos compreenderam a importância do monitoramento da
FC.
Pediremos para que eles pensem em possíveis ações que poderão ser
realizadas no seu dia a dia, de acordo com o que foi discutido nos três dias
da oficina (Fase Social Final).
Por fim, iremos entregaremos aos alunos um texto didático que servirá
como suporte para eventuais dúvidas que surgirem do que foi discutido nessa
oficina. Ainda antes de finalizar, solicitaremos que os alunos relatem os
pontos positivos e negativos da oficina.
Para encerrar exibiremos um slide com as fotos da turma durante as
atividades da oficina.
|
Referências
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Adaptações agudas e crônicas dos exercícios resistidos no sistema
cardiovascular. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd153/adaptacoes-agudas-e-cronicas-dos-exercicios-resistidos.htm>Acesso
em 17.09.13
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Oficina - Futebol e Mídia: Quem determina o jogo?
Plano de aula do 1º dia da oficina
Dados
|
Instituição: Colégio
Estadual Pedro Calmon
Público
alvo: Estudantes do ensino médio
Data: 08/05/2013
Tema: Futebol e Mídia: quem determina o jogo?
Professor: Bolsistas
ID
Duração da aula: 120 minutos
|
Objetivos
|
· Problematizar as ações da mídia nas
diferentes modalidades de futebol e suas implicações na sociedade;
·
Expor seus conhecimentos a cerca do tema
futebol e mídia;
·
Refletir e discutir sobre o tema proposto
na aula.
|
MATERIAIS
UTILIZADOS
|
Slides;
Vídeos
sobre futebol;
Papel;
Caneta;
Fita
Adesiva;
Piloto;
Cartolina;
Cola;
Tesoura;
Revistas;
Jornais.
|
Momentos
da Oficina
|
1º
Momento – 30 minutos: Fase de
reconhecimento. Busca-se nesta fase saber o que o aluno já sabe sobre o tema
proposto a partir das relações com a prática social cotidiana. Forma imediata
de aproximar o aluno ao tema proposto. Este
momento ocorrerá através de questionamentos sobre o tema Futebol e Mídia: quem
determina o jogo? Da seguinte maneira:
·
O que os
alunos sabem sobre o futebol e a mídia?
·
Qual a relação
do aluno com o futebol? E o que a mídia tem haver com essa relação?
·
O que é
Futebol? O que é mídia na concepção dos alunos?
·
O futebol é
para todos/as?
·
A mídia e o
futebol oferecem oportunidades de inclusão?
·
Como a mídia
tem influenciado o esporte espetáculo? E quais as implicações destas ações na
sociedade?
- Os professores
irão demonstrar através desta fase o que os alunos deverão aprender e para
que aprender.
2º
momento: Fase de problematização
do conteúdo. Momento em que os alunos serão confrontados e apresentados a
outras propostas do mesmo conteúdo, ou seja, a possibilidade de ampliar novos
conhecimentos sobre o tema.
Nesta fase, a oficina
irá indagar as seguintes questões junto aos alunos:
·
O futebol que vocês praticam é o mesmo que vocês assistem?
Quais as diferenças?
·
Porque os jogos transmitidos na tv têm horários específicos?
·
Quais são os times que vocês torcem? O que influenciou nesta
decisão?
·
Como acontecem as partidas de futebol, em relação à
estrutura, regras, jogadores, transmissão, entre outros?
·
Que tipo de futebol os alunos mais se identificam? Por quê?
A partir das respostas
dos alunos os professores irão confrontar o conhecimento sincrético dos
mesmos com o conhecimento científico. Nessa fase os alunos vão conhecer as
várias formas que o conteúdo pode ser visto.
3º
momento: Discutir a
mídia no futebol (regras, horários, comercialização e atletas).
Nessa fase, iremos
expor trechos de vídeos do futebol oficial onde serão destacados: regras,
horários, comercialização, transmissão e também alguns tipos de futebol:
Futebol de campo, futsal e futebol de rua.
4º
momento: Revisão
Essa será a fase de conclusão do 1º dia de oficina
onde os professores irão questionar os alunos sobre possiveis dúvidas e
procurar identificar até onde eles conseguiram se apropriar do tema.
- construção de cartazes que concretizem o
conhecimento dos alunos a cerca do tema.
|
Plano de
Aula 2º dia Oficina
Dados
|
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: Alunos do ensino médio
Data: 15/05/13
Oficina: Futebol e Mídia: Quem determina o jogo?
Professores: Bolsistas ID
Duração da aula: 3 horas
|
2º dia: Fase de Instrumentalização
|
Momento de representação
mental do objeto de estudo em suas diversas dimensões. Confrontamento sujeito
e objeto.
Objetivos:
Vivenciar
as modalidades de futebol de rua e futsal;
Vivenciar
os momentos das estações propostas;
Discutir
as funções e dinâmica de jogo de cada modalidade;
Discutir
e refletir em grupo sobre a prática das modalidades e os temas discutidos nas
estações.
RECURSOS MATERIAIS E
ESPAÇOS:
· Data show (3);
·
Vídeos;
·
Imagens;
·
Quadra;
·
Salas de aula (3)
·
Auditório;
·
Bolas de futsal.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
METODOLÓGICOS:
·
Exposição do conteúdo a
ser trabalhado;
·
Experimentação da
prática;
·
Discussão em grupo;
|
1ª fase
– Introdução
|
Revisão
breve do que foi trabalhado no 1º dia da oficina. Após, será apresentado aos
alunos como se dará o funcionamento do 2º dia de oficina.
|
2ª fase – Experimentação
|
1º momento:
Convidaremos os alunos a realizarem o futsal e futebol de rua de maneira
oficial. (30 minutos)
2º momento:
Haverá nesse momento o funcionamento de três estações, das quais acontecerão
simultaneamente em três salas do colégio, com as seguintes temáticas: (1)Transmissão
(narrador, comentarista, reportagem), (2)Técnicos / auxiliares e Jogadores (3)
Arbitro. Nessas estações serão discutidos as temáticas baseado em relação ao
que são, as suas funções, objetivos e relação no mundo do futebol.
Dividiremos os alunos em três grupos para participarem em forma de rodízio
das estações.
(1)Estação Transmissão (narrador,
comentarista, reportagem):
Ideia central –
conhecer/experimentar como é realizada as funções de narrador, comentarista e
reporteres;
(2)Estação Técnicos /
auxiliares e Jogadores:
(3)Estação Arbitros:
|
3ª fase
– Discussão
|
Discussão dos grupos
sobre o que viram e discutiram na estação. Nesse momento, cada grupo irá
expor o que absolveram da discussão na oficina da qual participou, discutindo
com os outros grupos.
|
4ª fase
– Atividade Extra Oficina
|
Os grupos deverão de acordo as discussões e vivências do futebol de rua e
futsal, além das discussões trazidas pelas estações, trazer no próximo dia de
oficina formas ressignificadas para a realização dessas práticas.
|
Plano de aula do 3ª dia da Oficina
Dados
|
Instituição: Colégio estadual Pedro Calmon
Público alvo: Estudantes do ensino médio
Data: 22/05/2012
Tema: Futebol E Mídia: Quem
Determina O Jogo?
Professores:
Bolsistas ID
Duração
da aula: 2 horas
|
Objetivos
|
·
Construir de
forma ressignificada as modalidades de futebol estudadas durante a oficina;
·
Apresentar
propostas de inclusão nas práticas de futebol;
·
Discutir como
a mídia tem influenciado nas práticas de futebol e como isso reflete na
escola;
|
MATERIAIS
UTILIZADOS
|
Datashow;
Cartolinas;
Pilotos;
Revistas;
Jornais;
Cola;
Tesoura;
Fita adesiva;
Coletes;
Apitos;
Bolas;
Cartões – Vermelho e amarelo.
|
Momentos
da Oficina
|
1º
momento: Fase de construção do novo
conhecimento. Momento em que os alunos, após o confronto do que eles já
sabiam com o que foi discutido, com a mediação dos professores, irão
construir um novo sentido para o tema - Catarse.
- Este momento da oficina se procederá da seguinte
forma:
·
Apresentação
de propostas dos grupos para o futebol da escola (cada grupo com sua
modalidade) e como a mídia tem exercido influência na prática social deste
esporte;
·
Para essa
tarefa, cada grupo terá em mãos uma ficha com cada modalidade e espaço para
sugestões onde os mesmos avaliará o grupo que estiver apresentando;
·
Esse trabalho
deverá ser entregue aos professores de forma impressa.
2º
Momento: Os professores e os
alunos após as apresentações irão discutir, confrontar e refletir sobre o que
foi visto até o momento.
·
Construção de
um roteiro norteador para as discussões em grupo, e posterior a esse momento
um representante de cada grupo apresentar o pensamento do grupo;
·
Os demais
poderão contribuir com o grupo com sugestões e possibilidades para a
modalidade apresentada.
3º
Momento: Ultima fase da Oficina –
Prática Social Final. Momento de ressignificação das ações da prática social
inicial.
·
Avaliação
crítica sobre o que ocorreu, o que mudou, o que fazer e o que ampliou sobre o
conhecimento do tema.
·
Levantamento
de questões futuras que os alunos poderão realizar no seu dia a dia após a
participação dessa oficina. Exemplo: Criação de um grupo de amigos que
discuta criticamente, identificando elementos tratados na oficina, sobre o
futebol;
|
Bibliografia
|
GASPARIN,
Luiz João. Uma didática para a pedaggogia histórico critica. 4ª edição,
revista e ampliada. Editora Autores associados.
|
Oficina de Maculelê
Plano de
Aula
|
Componente curricular: Educação Física
Turma: 1º ano de Agroindústria
Período letivo: 2013
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 30/04/13
Fase: Pratica social inicial , Problematização
Recursos: Data show
|
Objetivos:
|
·
Conhecer a origem do Maculelê.
·
Aprender a respeitar e conhecer outra
cultura.
·
Trabalhar em equipe
|
1° Momento
|
No primeiro momento começaremos a oficina perguntando o
que os alunos sabem ou acham que seja o Maculelê. Será perguntado se alguém
já conhece, ou já dançou. Colocaremos no quadro o que eles responderem
|
2° Momento
|
Faremos
perguntas problematizadoras, para que os alunos tenham contato com o
conteúdo.
|
3° Momento
|
Apresentaremos um
slide mostrando um pouco sobre a história do maculelê, sua origem,
instrumentos utilizados na dança.
Serão respondidas as questões
problematizadoras feitas anteriormente, e passaremos um vídeo contendo mais
informações históricas, sobre instrumentos e cantiga.
ü Será
lembrado aos alunos sobre a roupa de prática, sobre os bastões e acordado o
que acontecerá nas próximas aulas.
|
5° Momento
|
•
Questionamentos sobre o que
aprenderam nas atividades;
•
Registro do andamento e das
dificuldades da aula.
•
Participação de todos nas aulas
|
Plano de
Aula
|
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 07/05/13
Fase: Instrumentalização
Recursos: Papel madeira, TNt, grampeador, papel crepom, bastões e som.
|
Objetivos:
|
·
Criar materiais que
demonstre de forma lúdica a cultura do maculelê
·
Trabalhar em equipe
·
Conhecer e criar as vestimentas para a pratica do
maculelê
|
1° Momento
|
No primeiro será
pedindo que eles construam cartazes com a história do maculelê, e a
cultura, através do conhecimento que tem ou que adquiriram do maculelê na
fase inicial. Esse cartaz será exporto na escola no final do processo.
|
2° Momento
|
Nesse momento juntos com alunos iremos para a quadra
confeccionar e acessórios que são
utilizadas na pratica da dança do maculelê
|
3° Momento
|
Logo em seguida os alunos irão ter o primeiro contato com os
bastões “lelês”, onde será explorado de diversas formas, os alunos irão
explorar a quadra de diversas maneiras para poder extrair os primeiros sons
da dança.
|
4° Momento
|
Ao
final será feito um pequeno lembrete de todas as fases que já passamos na
oficina, onde os alunos irão contribuir com suas palavras, expressando de
forma verbal o que já aprenderam sobre o maculele.
|
Plano de Aula
|
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 14/05/13
Fase: Cartase
Recursos: Materiais recicláveis; som.
|
Objetivos:
|
·
Aprender
os ritmos e batidas com lelês;
·
Criar
e demonstrar seus conhecimentos através da dança do maculelê;
·
Demonstrar
criatividade através da recriação de passos da dança.
|
1° Momento
|
Neste momento formará um grande círculo e com as orientações dos
professores os alunos deverão manusear os bastões, e consequentemente deverão
tirar sons individuais e coletivos, por enquanto sem músicas.
|
2° Momento
|
Após ter manuseado os bastões, os alunos deverão começar a
dançar coletivamente ou em duplas, seguindo o toque da música.
|
3° Momento
|
Os alunos devem elaborar uma apresentação coletiva para o dia
posterior, estabelecendo os gestos e ordens da mesma.
|
Plano de Aula
|
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 21/05/13
Fase: Cartase e Prática
social final
Recursos: Bastões, caixa de
som
|
Objetivos:
|
·
Compreender
a história do maculelê;
·
Demonstrar
através de apresentações os movimentos criados e apreendidos;
·
Através
dos estudos, vivências e apresentações, despertar o desejo em conhecer mais o
maculelê.
|
1° Momento
|
Em grupos os alunos deverão apresentar os cartazes, abordando o
que eles compreenderam sobre a história do maculelê.
|
2° Momento
|
Neste momento os alunos deverá demonstrar o que eles aprenderam
e criaram através da dança do maculelê, seguindo uma ordem pré-determinada
nos ensaios.
|
Avaliação
|
A
avaliação será realizada constantemente durante as aulas, através da
presença, manifestação de interesse pelo assunto trabalhado e participação
nas atividades desenvolvidas durante a oficina.
|
Referências
|
PAIN,
Zilda; Relicário Popular;
Salvador: secretária de Cultura e Turismo, EGEBA, 1999
|
Oficina
de Ginástica
Plano de Aula
|
Componente curricular:
Educação Física
Período letivo: 2013
Carga horária: 2
horas/aulas
Data: 24/09/2013
Fase: Pratica
social inicial, Problematização e Instrumentalização.
Recursos: Data
show
|
Objetivos:
|
·
Conhecer a história
e a trajetória da ginástica;
·
Compreender o
percurso histórico da Ginástica Circense;
|
1° Momento
|
No primeiro momento começaremos a oficina
perguntando o que os alunos sabem ou acham que seja ginástica. Será
perguntado se alguém já conhece, ou já praticou. Colocaremos no quadro o que
eles responderem
|
2° Momento
|
Faremos perguntas problematizadoras, para que os alunos tenham
contato com o conteúdo.
|
3° Momento
|
Apresentaremos
um slide mostrando a trajetória da ginástica, logo em seguida será aplicado
um texto em dupla para aprofundar os conhecimentos, onde o mesmo será
socializado com a sala discutindo os pontos mais importantes. Serão respondidas as questões problematizadoras feitas
anteriormente.
|
4° Momento
|
•
Questionamentos sobre
o que aprenderam nas atividades;
•
Registro do andamento
e das dificuldades da aula.
•
Participação de todos
nas aulas
|
Plano de Aula
|
Carga horária: 2
horas/aulas
Data: 01/10/13
Fase:
Instrumentalização
Recursos: bolas de assopra, tesoura
|
Objetivos:
|
·
Valorizar a
ginástica circense como manifestação cultural, rica em significados;
·
Construir
matérias da ginástica circense
·
Trabalhar em
equipe
|
1° Momento
|
No primeiro momento os
alunos irão fazer a leitura individualmente do texto “ “, em seguida será
feito uma discursão coletiva do mesmo. E logo em seguida será passado um
vídeo com uma apresentação de ginástica circense.
|
2° Momento
|
Nesse momento os alunos irão se
dividirem em três grupos para a construção de materiais que serão usados na
prática das atividades circenses
|
3° Momento
|
Logo em seguida os grupos irão vivenciar movimentos
ginásticos com e sem a utilização dos materiais, logo depois irão fazer um
rodizio dos materiais com os colegas para ter contato com os outros materiais
produzidos.
|
4° Momento
|
Ao final será feito um pequeno lembrete de todas as fases que já
passamos na oficina, onde os alunos irão contribuir com suas palavras,
expressando de forma verbal o que já aprenderam sobre a ginástica circense.
|
Plano de Aula
|
Carga horária: 2
horas/aulas
Data: 09/10/13
Fase:
Cartase
Recursos:
|
Objetivos:
|
·
Criar apresentações
a partir do conteúdo trabalhado
·
Vivenciar e
apropriar-se de técnicas que possibilita a prática da ginástica circense
|
1° Momento
|
Com a orientações dos professores, neste
momento serão criados vários grupos.
Através
dos conhecimentos adquiridos anteriormente, em grupos os alunos deverão criar
apresentações de ginástica circense.
|
2° Momento
|
Neste
momento eles serão autores de suas próprias produções, podendo criar os seus
movimentos. Os professores deverão apenas orientar os alunos, deixando que
eles criem suas apresentações.
|
Plano
de Aula
|
Carga horária: 2
horas/aulas
Data: 19/10/13
Fase:
Cartase
e Prática social final
|
Objetivos:
|
·
Apresentar as
habilidades desenvolvidas a partir do contato com a ginástica circense
·
Através dos estudos,
vivências e apresentações, despertar o desejo em conhecer mais a ginástica
|
1° Momento
|
Neste
momento serão realizadas as apresentações dos grupos. Cada grupo deverá
realizar sua apresentação.
|
2° Momento
|
·
Nova
postura prática Conhecer melhor a ginástica circense
·
Valorizar a prática da ginástica circense
·
Conhecer as diversas modalidades da
ginástica
Ações dos alunos
Convidar
os colegas para participarem do grupo de ginástica já existente na escola
|
Avaliação
|
A
avaliação será desenvolvida de forma processual, a partir dai poderemos
identificar as dificuldades encontradas durante a oficina e solucionaremos os problemas com a
aprendizagem durante o processo.
|
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