Experiências PIBID

Nesse espaço estará disponível os materiais construídos pelos membros do PIBID Educação Física 2012, como planos de aulas, textos, para realização de intervenções na escola, como oficinas que tratem de temas da Educação Física.




Oficina - A Frequência Cardíaca e o exercício físico:

 Respostas

Plano de Aula Oficina 1º dia

Dados
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 13/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o exercício físico: Respostas
Professor (a): Ricardo Oliveira
Estagiários: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson Kleber Silva dos Santos
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.


RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
Piloto.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·         Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
Diferenciar Atividade Física de Exercício Físico;
Realizar a aferição da frequência cardíaca;
Relacionar a importância da frequência cardíaca na realização da atividade Física.



1ª fase – Introdução
Lançar aos alunos os questionamentos:
·         Vocês sabem por que existe a necessidade monitorar a frequência cardíaca no caso de realizarmos atividade física constante?
·         Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
·         Quais são as formas de aferir a frequência cardíaca?
Após essa investigação do conhecimento prévio dos alunos, iremos discutir sobre as questões levantadas através de slides e vídeos.


2ª fase – Experimentação
: A turma será dividida em duplas. Cada aluno irá aferir a frequência cardíaca do colega na sala de aula e anotar no caderno.
  Analisaremos através da tabela de classificação os valores da FC encontrados pelos alunos.


Referências
Frequência Cardíaca - Quiz TV Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmwSNwERNmQ> Acesso em 09 de Setembro de 2013.
Ritual - Importância da Frequência Cardíaca no Exercício Físico. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=AdZPB9-AXLU> Acesso em 09 de Setembro de 2013.

2º Plano de Aula Oficina

Dados
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 20/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o exercício físico: Respostas
Professor Supervisor: Ricardo Oliveira
Orientador: José Arlen
Bolsistas ID: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson Kleber Silva dos Santos; Aline Oliveira.
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.


RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
Relógios;
Cronometro.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·         Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
Vivenciar a caminhada/corrida relacionando a FC.
Discutir os efeitos agudos e crônicos antes e depois da atividade física;
Realizar a aferição da frequência cardíaca;
Relacionar a importância da frequência cardíaca na realização da atividade Física.



1ª fase – Introdução
Iniciaremos a aula retomando alguns pontos do encontro anterior. Com os slides trataremos sobre os efeitos crônicos e agudos na atividade física.


2ª fase – Experimentação
: Explicaremos e demonstraremos aos alunos uma forma simples de aferir a Frequência Cardíaca (FC) (Utilizar o dedo indicador e o terceiro no intuito de através do contato com uma parte especifica do pulso do colega, contará o número de batidas do coração em 15 segundos. Após isso, multiplicará o número achado por 4. Dessa forma descobrirá a quantidade de batidas por minuto);
 Em duplas, um aluno caminhará duas voltas na Praça do Bosque. O companheiro verificará a FC de repouso e após a prática da caminhada. E vice-versa.
Escolheremos dois alunos para correrem na Praça do Bosque, totalizando duas voltas. Cada aluno irá anotar os resultados das aferições no caderno.  Deverão também analisar as mudanças corporais ocorridas após as atividades. Esses dados deverão ser entregues em formato de relatório para discussões no ultimo dia da oficina.


3º Plano de Aula Oficina

Dados
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: 3º ano A (Vespertino)
Data: 27/09/13
Tema: A Frequência Cardíaca e o exercício físico: Respostas
Professor Supervisor: Ricardo Oliveira
Orientador: José Arlen Beltrão de Matos
Bolsistas ID: Fernanda Almeida Ferreira; Mailson Kleber Silva dos Santos; Aline Oliveira.
Disciplina: Educação Física
Duração da aula: 50 minutos.


RECURSOS MATERIAIS:
Data show;
Caixa de som;
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
·         Exposição do conteúdo a ser trabalhado na aula;
OBJETIVOS:
·         Elaborar ações no intuito de colocarem em prática no dia a dia, de acordo os conhecimentos discutidos, no caso, ações que possibilitem a realização de atividade física relacionando com a FC, além de repassar o conhecimento apreendido para amigos e familiares.
·         Relacionar a importância da frequência cardíaca na realização da atividade Física no dia a dia;
·         Compreender as respostas agudas e crônicas que ocorrem no organismo antes e após a prática de exercícios físicos, como uma caminhada e uma corrida.




1ª fase – Introdução
Iniciaremos a aula retomando alguns pontos dos encontros anteriores. (conceitos de FC, atividade e exercício físico, Efeitos agudos e crônicos);
Os alunos mostrarão os resultados anotados durante a prática da atividade física para o colega e novamente, de acordo as discussões tidas no primeiro momento da aula, refletirão sobre o que aconteceu na prática. Além disso, relacionaremos as diferenças ocorridas entre os alunos que fizeram a caminhada e os que realizaram a corrida e o porquê das diferenças, caso tenha havido.


2ª fase – Discussão
: Através de discussão, iremos conscientizar os alunos de que quem não tem um frequêncímetro pode improvisar medindo a FC com as mãos os dedos indicadores. E vamos analisar através de questionamentos se os alunos compreenderam a importância do monitoramento da FC.
  Pediremos para que eles pensem em possíveis ações que poderão ser realizadas no seu dia a dia, de acordo com o que foi discutido nos três dias da oficina (Fase Social Final).
  Por fim, iremos entregaremos aos alunos um texto didático que servirá como suporte para eventuais dúvidas que surgirem do que foi discutido nessa oficina. Ainda antes de finalizar, solicitaremos que os alunos relatem os pontos positivos e negativos da oficina.
  Para encerrar exibiremos um slide com as fotos da turma durante as atividades da oficina.


Referências
Adaptações agudas e crônicas dos exercícios resistidos no sistema cardiovascular. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd153/adaptacoes-agudas-e-cronicas-dos-exercicios-resistidos.htm>Acesso em 17.09.13





Oficina - Futebol e Mídia: Quem determina o jogo?

Plano de aula do 1º dia da oficina

 Dados

Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: Estudantes do ensino médio
Data: 08/05/2013
Tema:   Futebol e Mídia: quem determina o jogo?
Professor: Bolsistas ID
Duração da aula: 120 minutos  

Objetivos 

·    Problematizar as ações da mídia nas diferentes modalidades de futebol e suas implicações na sociedade;
·         Expor seus conhecimentos a cerca do tema futebol e mídia;
·         Refletir e discutir sobre o tema proposto na aula.

MATERIAIS UTILIZADOS

Slides;
Vídeos sobre futebol;
Papel;
Caneta;
Fita Adesiva;
Piloto;
Cartolina;
Cola;
Tesoura;
Revistas;
Jornais.

Momentos da Oficina
1º Momento – 30 minutos: Fase de reconhecimento. Busca-se nesta fase saber o que o aluno já sabe sobre o tema proposto a partir das relações com a prática social cotidiana. Forma imediata de aproximar o aluno ao tema proposto. Este momento ocorrerá através de questionamentos sobre o tema Futebol e Mídia: quem determina o jogo? Da seguinte maneira:
·        O que os alunos sabem sobre o futebol e a mídia?
·        Qual a relação do aluno com o futebol? E o que a mídia tem haver com essa relação?
·        O que é Futebol? O que é mídia na concepção dos alunos?
·        O futebol é para todos/as?
·        A mídia e o futebol oferecem oportunidades de inclusão?
·        Como a mídia tem influenciado o esporte espetáculo? E quais as implicações destas ações na sociedade?

- Os professores irão demonstrar através desta fase o que os alunos deverão aprender e para que aprender.

2º momento: Fase de problematização do conteúdo. Momento em que os alunos serão confrontados e apresentados a outras propostas do mesmo conteúdo, ou seja, a possibilidade de ampliar novos conhecimentos sobre o tema.
Nesta fase, a oficina irá indagar as seguintes questões junto aos alunos:
·        O futebol que vocês praticam é o mesmo que vocês assistem? Quais as diferenças?
·        Porque os jogos transmitidos na tv têm horários específicos?
·        Quais são os times que vocês torcem? O que influenciou nesta decisão?
·        Como acontecem as partidas de futebol, em relação à estrutura, regras, jogadores, transmissão, entre outros?
·        Que tipo de futebol os alunos mais se identificam? Por quê?
A partir das respostas dos alunos os professores irão confrontar o conhecimento sincrético dos mesmos com o conhecimento científico. Nessa fase os alunos vão conhecer as várias formas que o conteúdo pode ser visto.
3º momento: Discutir a mídia no futebol (regras, horários, comercialização e atletas).
Nessa fase, iremos expor trechos de vídeos do futebol oficial onde serão destacados: regras, horários, comercialização, transmissão e também alguns tipos de futebol: Futebol de campo, futsal e futebol de rua.
4º momento: Revisão
Essa será a fase de conclusão do 1º dia de oficina onde os professores irão questionar os alunos sobre possiveis dúvidas e procurar identificar até onde eles conseguiram se apropriar do tema.
- construção de cartazes que concretizem o conhecimento dos alunos a cerca do tema.

 


Plano de Aula 2º dia Oficina

Dados
Instituição: Colégio Estadual Pedro Calmon
Público alvo: Alunos do ensino médio
Data: 15/05/13
Oficina: Futebol e Mídia: Quem determina o jogo?
Professores: Bolsistas ID
Duração da aula: 3 horas
  
2º dia: Fase de Instrumentalização
Momento de representação mental do objeto de estudo em suas diversas dimensões. Confrontamento sujeito e objeto.

Objetivos:
Vivenciar as modalidades de futebol de rua e futsal;
Vivenciar os momentos das estações propostas;
Discutir as funções e dinâmica de jogo de cada modalidade;
Discutir e refletir em grupo sobre a prática das modalidades e os temas discutidos nas estações.

RECURSOS MATERIAIS E ESPAÇOS:
      ·         Data show (3);
      ·         Vídeos;
      ·         Imagens;
      ·         Quadra;
      ·         Salas de aula (3)
      ·         Auditório;
      ·         Bolas de futsal.
            
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS:
      ·         Exposição do conteúdo a ser trabalhado;
      ·         Experimentação da prática;
      ·         Discussão em grupo;

1ª fase – Introdução
Revisão breve do que foi trabalhado no 1º dia da oficina. Após, será apresentado aos alunos como se dará o funcionamento do 2º dia de oficina.

2ª fase – Experimentação
1º momento: Convidaremos os alunos a realizarem o futsal e futebol de rua de maneira oficial. (30 minutos)
2º momento: Haverá nesse momento o funcionamento de três estações, das quais acontecerão simultaneamente em três salas do colégio, com as seguintes temáticas: (1)Transmissão (narrador, comentarista, reportagem), (2)Técnicos / auxiliares e Jogadores (3) Arbitro. Nessas estações serão discutidos as temáticas baseado em relação ao que são, as suas funções, objetivos e relação no mundo do futebol. Dividiremos os alunos em três grupos para participarem em forma de rodízio das estações.
(1)Estação Transmissão (narrador, comentarista, reportagem):
Ideia central – conhecer/experimentar como é realizada as funções de narrador, comentarista e reporteres;
(2)Estação Técnicos / auxiliares e Jogadores:
(3)Estação  Arbitros:

3ª fase – Discussão
Discussão dos grupos sobre o que viram e discutiram na estação. Nesse momento, cada grupo irá expor o que absolveram da discussão na oficina da qual participou, discutindo com os outros grupos.

4ª fase – Atividade Extra Oficina
Os grupos deverão de acordo as discussões e vivências do futebol de rua e futsal, além das discussões trazidas pelas estações, trazer no próximo dia de oficina formas ressignificadas para a realização dessas práticas.





Plano de aula do 3ª dia da Oficina

 Dados
Instituição: Colégio estadual Pedro Calmon
Público alvo: Estudantes do ensino médio
Data: 22/05/2012
Tema:  Futebol E Mídia: Quem Determina O Jogo?
Professores: Bolsistas ID
Duração da aula: 2 horas

 Objetivos
·        Construir de forma ressignificada as modalidades de futebol estudadas durante a oficina;
·        Apresentar propostas de inclusão nas práticas de futebol;
·        Discutir como a mídia tem influenciado nas práticas de futebol e como isso reflete na escola;

MATERIAIS UTILIZADOS

Datashow;
Cartolinas;
Pilotos;
Revistas;
Jornais;
Cola;
Tesoura;
Fita adesiva;
Coletes;
Apitos;
Bolas;
Cartões – Vermelho e amarelo.

Momentos da Oficina
1º momento: Fase de construção do novo conhecimento. Momento em que os alunos, após o confronto do que eles já sabiam com o que foi discutido, com a mediação dos professores, irão construir um novo sentido para o tema - Catarse.
- Este momento da oficina se procederá da seguinte forma:
·        Apresentação de propostas dos grupos para o futebol da escola (cada grupo com sua modalidade) e como a mídia tem exercido influência na prática social deste esporte;
·        Para essa tarefa, cada grupo terá em mãos uma ficha com cada modalidade e espaço para sugestões onde os mesmos avaliará o grupo que estiver apresentando;
·        Esse trabalho deverá ser entregue aos professores de forma impressa.

2º Momento: Os professores e os alunos após as apresentações irão discutir, confrontar e refletir sobre o que foi visto até o momento.
·        Construção de um roteiro norteador para as discussões em grupo, e posterior a esse momento um representante de cada grupo apresentar o pensamento do grupo;
·        Os demais poderão contribuir com o grupo com sugestões e possibilidades para a modalidade apresentada.

3º Momento: Ultima fase da Oficina – Prática Social Final. Momento de ressignificação das ações da prática social inicial.

·        Avaliação crítica sobre o que ocorreu, o que mudou, o que fazer e o que ampliou sobre o conhecimento do tema.
·        Levantamento de questões futuras que os alunos poderão realizar no seu dia a dia após a participação dessa oficina. Exemplo: Criação de um grupo de amigos que discuta criticamente, identificando elementos tratados na oficina, sobre o futebol;

 Bibliografia
 GASPARIN, Luiz João. Uma didática para a pedaggogia histórico critica. 4ª edição, revista e ampliada. Editora Autores associados.





Oficina de Maculelê



Plano de Aula

Componente curricular: Educação Física
Turma: 1º ano de Agroindústria
Período letivo: 2013       
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 30/04/13
Fase: Pratica social inicial , Problematização
Recursos: Data show
Objetivos:

·         Conhecer a origem do Maculelê.
·         Aprender a respeitar e conhecer outra cultura.
·         Trabalhar em equipe
1° Momento

No primeiro momento começaremos a oficina perguntando o que os alunos sabem ou acham que seja o Maculelê. Será perguntado se alguém já conhece, ou já dançou. Colocaremos no quadro o que eles responderem
2° Momento
Faremos perguntas problematizadoras, para que os alunos tenham contato com o conteúdo.
3° Momento
Apresentaremos um slide mostrando um pouco sobre a história do maculelê, sua origem, instrumentos utilizados na dança.
Serão respondidas as questões problematizadoras feitas anteriormente, e passaremos um vídeo contendo mais informações históricas, sobre instrumentos e cantiga.

ü     Será lembrado aos alunos sobre a roupa de prática, sobre os bastões e acordado o que acontecerá nas próximas aulas.
5° Momento
         Questionamentos sobre o que aprenderam nas atividades;
         Registro do andamento e das dificuldades da aula.
         Participação de todos nas aulas

Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 07/05/13
Fase: Instrumentalização
Recursos: Papel madeira, TNt, grampeador, papel crepom, bastões e som.
Objetivos:
·         Criar materiais que demonstre de forma lúdica a cultura do maculelê
·         Trabalhar em equipe
·         Conhecer  e criar as vestimentas para a pratica do maculelê
1° Momento
No primeiro será  pedindo que eles construam cartazes com a história do maculelê, e a cultura, através do conhecimento que tem ou que adquiriram do maculelê na fase inicial. Esse cartaz será exporto na escola no final do processo.
2° Momento
Nesse momento juntos com alunos iremos para a quadra confeccionar e acessórios  que são utilizadas na pratica da dança do maculelê
3° Momento
Logo em seguida os alunos irão ter o primeiro contato com os bastões “lelês”, onde será explorado de diversas formas, os alunos irão explorar a quadra de diversas maneiras para poder extrair os primeiros sons da dança.
4° Momento
Ao final será feito um pequeno lembrete de todas as fases que já passamos na oficina, onde os alunos irão contribuir com suas palavras, expressando de forma verbal o que já aprenderam sobre o maculele.
Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 14/05/13
Fase: Cartase
Recursos: Materiais recicláveis; som.
Objetivos:
·        Aprender os ritmos e batidas com lelês;
·        Criar e demonstrar seus conhecimentos através da dança do maculelê;
·        Demonstrar criatividade através da recriação de passos da dança.
1° Momento
Neste momento formará um grande círculo e com as orientações dos professores os alunos deverão manusear os bastões, e consequentemente deverão tirar sons individuais e coletivos, por enquanto sem músicas.
2° Momento
Após ter manuseado os bastões, os alunos deverão começar a dançar coletivamente ou em duplas, seguindo o toque da música.
3° Momento
Os alunos devem elaborar uma apresentação coletiva para o dia posterior, estabelecendo os gestos e ordens da mesma.



Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 21/05/13
Fase: Cartase e Prática social final
Recursos: Bastões, caixa de som
Objetivos:
·        Compreender a história do maculelê;
·        Demonstrar através de apresentações os movimentos criados e apreendidos;
·        Através dos estudos, vivências e apresentações, despertar o desejo em conhecer mais o maculelê.
1° Momento
Em grupos os alunos deverão apresentar os cartazes, abordando o que eles compreenderam sobre a história do maculelê.
2° Momento
Neste momento os alunos deverá demonstrar o que eles aprenderam e criaram através da dança do maculelê, seguindo uma ordem pré-determinada nos ensaios.
Avaliação
A avaliação será realizada constantemente durante as aulas, através da presença, manifestação de interesse pelo assunto trabalhado e participação nas atividades desenvolvidas durante a oficina.
Referências
PAIN, Zilda; Relicário Popular; Salvador: secretária de Cultura e Turismo, EGEBA, 1999




Oficina de Ginástica

Plano de Aula

Componente curricular: Educação Física
Período letivo: 2013       
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 24/09/2013
Fase: Pratica social inicial, Problematização e Instrumentalização.
Recursos: Data show
Objetivos:

·         Conhecer a história e a trajetória da ginástica;
·         Compreender o percurso histórico da Ginástica Circense;
1° Momento

No primeiro momento começaremos a oficina perguntando o que os alunos sabem ou acham que seja ginástica. Será perguntado se alguém já conhece, ou já praticou. Colocaremos no quadro o que eles responderem
2° Momento
Faremos perguntas problematizadoras, para que os alunos tenham contato com o conteúdo.
3° Momento
Apresentaremos um slide mostrando a trajetória da ginástica, logo em seguida será aplicado um texto em dupla para aprofundar os conhecimentos, onde o mesmo será socializado com a sala discutindo os pontos mais importantes. Serão respondidas as questões problematizadoras feitas anteriormente.
4° Momento
         Questionamentos sobre o que aprenderam nas atividades;
         Registro do andamento e das dificuldades da aula.
         Participação de todos nas aulas
Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 01/10/13
Fase: Instrumentalização
Recursos: bolas de assopra, tesoura
Objetivos:
·         Valorizar a ginástica circense como manifestação cultural, rica em significados;
·         Construir matérias da ginástica circense
·         Trabalhar em equipe
1° Momento
No primeiro momento os alunos irão fazer a leitura individualmente do texto “ “, em seguida será feito uma discursão coletiva do mesmo. E logo em seguida será passado um vídeo com uma apresentação de ginástica circense.
2° Momento
Nesse momento os alunos irão se dividirem em três grupos para a construção de materiais que serão usados na prática das atividades circenses
3° Momento
Logo em seguida os grupos irão vivenciar movimentos ginásticos com e sem a utilização dos materiais, logo depois irão fazer um rodizio dos materiais com os colegas para ter contato com os outros materiais produzidos.
4° Momento
Ao final será feito um pequeno lembrete de todas as fases que já passamos na oficina, onde os alunos irão contribuir com suas palavras, expressando de forma verbal o que já aprenderam sobre a ginástica circense.
Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 09/10/13
Fase: Cartase
Recursos:
Objetivos:
·        Criar apresentações a partir do conteúdo trabalhado
·        Vivenciar e apropriar-se de técnicas que possibilita a prática da ginástica circense
1° Momento
Com a orientações dos professores, neste momento serão criados vários grupos.
Através dos conhecimentos adquiridos anteriormente, em grupos os alunos deverão criar apresentações de ginástica circense.
2° Momento
Neste momento eles serão autores de suas próprias produções, podendo criar os seus movimentos. Os professores deverão apenas orientar os alunos, deixando que eles criem suas apresentações.
Plano de Aula
Carga horária: 2 horas/aulas
Data: 19/10/13
Fase: Cartase e Prática social final
Objetivos:
·        Apresentar as habilidades desenvolvidas a partir do contato com a ginástica circense
·        Através dos estudos, vivências e apresentações, despertar o desejo em conhecer mais a ginástica
1° Momento
Neste momento serão realizadas as apresentações dos grupos. Cada grupo deverá realizar sua apresentação.
2° Momento
·        Nova postura prática Conhecer melhor a ginástica circense
·        Valorizar a prática da ginástica circense
·        Conhecer as diversas modalidades da ginástica
Ações dos alunos
Convidar os colegas para participarem do grupo de ginástica já existente na escola
Avaliação
A avaliação será desenvolvida de forma processual, a partir dai poderemos identificar as dificuldades encontradas durante a oficina  e solucionaremos os problemas com a aprendizagem durante o processo.





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