terça-feira, 14 de outubro de 2014

OS BENEFÍCIOS DO TRATO COM O CONTEÚDO NATAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

OS BENEFÍCIOS DO TRATO COM O CONTEÚDO NATAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Urânia Andrade Fonseca[1]

A prática de qualquer exercício físico é essencial para a saúde do ser humano. Como uma prática corporal importante para o deslocamento no meio aquático, a natação fez-se como prática sistematizada e presente ao longo da humanidade.
Por essa relação tão familiar com o meio liquido, pois temos esse contanto desde o ventre da nossa mãe.  Consideramos que a natação pode ser inclusa na vida dos nossos alunos desde pequeno nos primeiros meses de vida - inclusive, há experiências de natação com recém nascidos.  Além de ser uma atividade física sistematizada, a natação favorece a tomada de consciência da criança em relação ao seu corpo, em relação ao meio, ao grupo e à sociedade.
O trabalho com o conteúdo natação no ensino fundamental pode se constituir como um excelente elemento para iniciar a criança em uma aprendizagem organizada em seu desenvolvimento.  Para que a criança tenha um desenvolvimento adequado, é preciso trabalhar o comportamento motor, cognitivo e afetivo. Conforme Santos (1996), a atividade lúdica, livre e criativa é necessária para que a criança possa atingir seu desenvolvimento pleno, dessa forma, as aulas devem ser divertidas, agradáveis, gerar satisfação e realização.
Ela se torna um conteúdo importante porque proporciona à criança o reconhecimento do seu corpo no meio líquido, bem como melhora a sua aptidão física e a sua relação socioafetiva. Pode-se dizer que o desenvolvimento na água ocorre de acordo com sua maturação, com aprimoramento de seus reflexos e de sua coordenação. Isso faz com que essa criança aprenda de uma forma lúdica a como se comunicar com outras pessoas.
A prática da natação nas aulas de Educação Física no ensino fundamental deve ser inclusa em todas as escolas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os conteúdos a serem trabalhados na Educação Física do Ensino Fundamental estão divididos em três blocos: conhecimento sobre o corpo; atividades rítmicas e expressivas; e o bloco dos esportes, lutas, jogos e ginástica (BRASIL, 2000). A natação encaixa-se neste terceiro bloco, pois se constitui como um esporte, como uma antiga prática corporal apropriada hoje para o lazer ou para a recreação, bem como é considerado um exercício físico dos mais completos. Para Bento (2002), no momento em que interagem com as crianças, os/as professores/as fazem do ambiente lúdico um momento de evolução e de crescimento infantil.
Quando o professor está com o aluno no ambiente liquido, a criança aumenta o veiculo afetivo com o professor, o que facilita o aprendizado, como também, por ser um ambiente diferente do cotidiano, se sente mais segura, com esta presença, para realizar as atividades propostas.
Segundo Monteiro e De Paula (2007, p. 422) o ambiente aquático estimula o desenvolvimento corporal ao provocar movimentos de intensidades e amplitudes diferentes, os quais, muitas vezes, não podem ser efetuados no solo. Para estes autores, a natação atua também no âmbito psicológico, pois proporciona controle do medo à água e, ainda, contribui para a distinção de diferentes objetivos, espaços e pessoas. Crianças na faixa etária entre seis a dez anos de idade (alunos do ensino fundamental) que praticam a natação apresentam desenvolvimento significativo no que diz respeito às suas capacidades motora, afetiva e cognitiva. Este grupo pode ainda explorar e vivenciar suas probabilidades, além de melhorar seu sistema cardiorrespiratório, coordenação, equilíbrio, agilidade, força, velocidade, habilidades, percepção tátil, auditiva e visual, noção espacial, temporal e ritmo, além da sociabilidade e autoconfiança
         Neste sentido, a prática da natação aliada à estimulação de habilidades, respeitando as fases sensíveis da formação, a individualidade de cada um e o ensino adequado e programado, proporciona o desenvolvimento multilateral da criança, contribuindo para sua formação geral bem como para o aprendizado de uma modalidade esportiva que ele poderá praticar no decorrer da vida, seja para o esporte ou para outra modalidade esportiva.
Questões problematizadoras:
Ø  Como tratar a natação como um elemento da cultura corporal? Que conceituações são necessárias para isso?
Ø  Como trabalhar pedagogicamente com a natação de forma lúdica?
Ø  Como adaptar materiais para o ensino da natação na escola?
Ø  Como avaliar as aulas no trabalho pedagógico com a natação?
           
Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 2000.

SANTOS, C. A. Natação: ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

SELAU, BENTO. O comportamento lúdico infantil em aulas de natação. Porto Alegre; 2002.

MONTEIRO, David; PALMA, Alexandre. . Motivos que justificam a adesão de adolescentes à prática da natação: qual o espaço ocupado pela saúde? , Rio De Janeiro, 2007.



[1] Discente do curso de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP) e Bolsista do subprojeto de Educação Física do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

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