terça-feira, 26 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.


Catiana Nery Leal[1]

A Dança, enquanto conteúdo da disciplina Educação Física escolar, vem sendo um dos conteúdos menos trabalhados nas aulas deste componente curricular (RECHIA, S, DRA. et al. 2012). Sua presença, quase sempre, se restringe a apresentações em comemorações festivas durante o ano letivo, principalmente, nas festas juninas e as de finais de ano.
Esta situação deixa dúvidas de que este conteúdo não se posicione de modo pedagógico na escola, ou seja, conteúdos a serem ensinados no contexto escolar. A dança é uma manifestação que ocupa um espaço significativo em nossa cultura, se constitui de diferentes formas, em diferentes épocas e com significados diversos. Essa constatação indica sua relevância social e sua importância enquanto conteúdo escolar.
Mesmo com todas as problemáticas envolvendo este conteúdo da cultura corporal, a dança é um elemento importante na construção das manifestações corporais, na cultura, nas representações sociais, na arte, nas representações humanas. Por isso, deve ser tratada na escola, em todas as suas dimensões e possibilidades, preferencialmente, de modo contextualizado, aproximando-se da realidade social do aluno. Assim, explorando os amplos conhecimentos representados na cultura da dança, a Educação Física escolar estimularia a reflexão crítica dos alunos e possibilitaria o acesso a este importante conteúdo.
Nessa perspectiva, a dança é um elemento fundamental na composição do planejamento escolar, na construção cidadã dos alunos, na construção e ampliação de saberes e no desenvolvimento corporal. Segundo Pereira (2001):

[…] a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, podem-se levar os alunos a conhecerem a si próprio e/com os outros, a explorarem o mundo da emoção e da imaginação, a criarem, a explorarem vários sentidos, movimentos livres. Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio  dessas atividades” (PEREIRA, R.2001, p.61).

Assim como Pereira (2001), compreendo e reitero o papel formativo das práticas corporais da dança escolar, pois os alunos também se expressão através da linguagem corporal. É por meio do corpo, dançando, que os sentimentos se integram aos processos mentais, facilitando a compreensão do mundo de forma artística e estética.
A dança é uma das expressões mais significativas que integra o campo de possibilidades artísticas, contribuindo para a ampliação da aprendizagem e a formação humana. É preciso compreender que a dança é tão importante quanto qualquer outro conteúdo ensinado nas aulas de Educação Física, por isso, sua presença resignificada no currículo desta disciplina é urgente. Cabe resaltar que a intencionalidade pedagógica não deve ter como finalidade a formação de um “bailarino” na escola, precisa apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões do corpo por meios dos ritmos, sons e conhecimentos construídos culturalmente pela arte da dança, inserindo, progressivamente, conhecimentos relacionados às técnicas dos diferentes estilos.
O trabalho pedagógico com a dança deve valorizar os seus limites e possibilidades sem o compromisso em acertar ou errar, pois o objetivo é levar os alunos a descobrirem habilidades que desconhecem, vivências rítmicas, os contextos histórico-culturais, a reeducação postural, entre outras.
Ao pensar nesse conteúdo no contexto escolar, devemos ter como prioridade compreender a importância de uma prática que respeite o corpo e a liberdade de expressão dos alunos. Por isso, na escola não se deve procurar a perfeição ou a execução/reprodução de movimentos. O objetivo é promover os conhecimentos que a atividade criativa da dança estimula ao aluno, ou seja, ensinar e aprender a dança envolve criações, expressões, o conhecimento do próprio corpo.

            Esta tarefa demanda dos professores de Educação Física muita reflexão, estudo e pesquisa, pois os alunos não podem ser prejudicados aprendendo apenas aquilo que os professores têm mais afinidades, resumindo o currículo escolar em um único estilo que se repete todos os anos. O desafio é proporcionar o máximo de vivências corporais possíveis, transformando as aulas em um verdadeiro laboratório de criatividade.


Referências


PEREIRA, S. R. C. et al., Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 25, p.60- 61, 2001.
MARQUES, I.A. Dançando na escola. Sao Paulo: cortez, 2005.




[1]Discente do curso de Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP) e Bolsista do subprojeto de Educação Física do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário