terça-feira, 29 de julho de 2014



A importância do aquecimento nas atividades físicas
                                                                                 Edinéia Jesus da Cruz[1]

      O aquecimento é a primeira atividade normalmente praticada antes das atividades desportivas ou exercícios físicos. Essas técnicas de aquecimento são necessárias para preparar o corpo para a atividade, aumentando o desempenho e diminuindo o risco de lesões.  Segundo Alencar e Matias (2010):
O aquecimento tem o potencial de melhorar o desempenho na prática esportiva porque permite a adaptação mais rápida do corpo ao estresse do exercício e, consequentemente permitindo maior tempo de estado estável do exercício e/ou melhorando a capacidade de concentração nas habilidades adicionais que devem acompanhá-lo.

    O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte/atividades físicas, seja nas aulas de Educação Física, no lazer ou nas competições, alcançando assim o estado físico e psíquico demandado na atividade, preparando o corpo para os movimentos pouco habituais e, principalmente, objetivando prevenir lesões.
Dessa forma o aquecimento proporciona muitos benefícios, seja antes das competições ou mesmo antes das aulas nos ambientes formais e não formais, na experiência dos diferentes conteúdos da cultura corporal como na Dança, no Judô, na Capoeira, na Ginástica, no Basquete, no Voleibol entre outros.
Para Matias e Alencar (2010), o aquecimento pode promover vários benefícios, dentre eles se destacam:

  •   Aumento da temperatura muscular e do metabolismo energético;
  • Aumento da elasticidade do tecido (os músculos, os tendões e os ligamentos tornam-se mais elásticos, o que proporciona diminuição do risco de lesão);

  • Aumento da produção do líquido sinovial (aumentando a lubrificação das articulações);

  • Aumento do débito cardíaco e do fluxo sanguíneo periférico;

  • Melhora da função do sistema nervoso central e do recrutamento das unidades motoras neuromusculares;
  •   Redução da atividade da fibra gama e, consequentemente, a sensibilidade do fuso muscular e aumenta a sensibilidade dos OTGs (Órgãos Tendinosos de Golgi) contribuindo para o relaxamento muscular.

Essas atividades preliminares podem ser divididas em aquecimento geral e aquecimento específico.  A diferença entre ambos é que o aquecimento geral trabalha com exercícios envolvendo grupos musculares, pois o seu objetivo é aumentar a temperatura corporal fazendo com que a musculatura fique mais elástica, com o intuito de evitar lesões e preparar o sistema circulatório e respiratório para o desenvolvimento da atividade física. Já o segundo trabalha com partes especificas do corpo para atividade física, ou para trabalhar tipos específicos de movimentos, ou seja, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no esporte/atividades físicas que será realizado/vivenciado em seguida.
Durante as aulas de Educação Física, muitos alunos apresentam resistência em participar das aulas, seja por auto-exclusão, pela falta de estratégias pedagógicas motivadoras, questões de gênero, entre outros fatores, porém, a respeito do aquecimento orientado, cabe a cada professor desenvolver estratégias que motive os alunos a participar, como por exemplo, em uma aula que o conteúdo seja Ginástica, o professor pode iniciar a aula com um jogo ou brincadeira, assim, sem perceber, os alunos estarão aquecendo os grupos musculares específicos que serão exigidos posteriormente. A depender do nível de ensino, o professor também deve estar orientando seus alunos sobre a importância do aquecimento como atividade preparatória para o corpo antes das aulas teórico-práticas, até por que é função da escola formar cidadãos conscientes socialmente de suas ações, sabendo explicá-las.
 Portanto, percebemos que o aquecimento é uma atividade essencial a ser praticada antes dos exercícios físicos, pois visa obter o estado ideal psíquico e físico, preparando para os movimentos e prevenindo lesões e, por sua vez, o professor de Educação Física é o agente principal que deve oferecer essas informações a seus alunos.

Referências

 PEREIRA, A.M.; CESÁRIO, M.; O aquecimento corporal em questão, Disponível:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198330832011000400014&script=sci_arttext, acesso em: 26 de julho de 2014.
ALENCAR, T. A.M.D; MATIAS, K.F.S; Princípios Fisiológicos do Aquecimento e Alongamento na Atividade Esportiva, Revista Bras Med Esporte, v.16, n.3, p. 230-234, Mai/Jun, 2010.
NASCIMENTO, B.B.; GARCES, S.B.B.; Educação Física ou rola a Bola? A percepção da comunidade escola sobre a Educação Física, Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd178/educacao-fisica-ou-rola-bola.htm.





[1] Graduanda do curso Licenciatura em Educação Física e Bolsista de Iniciação à Docência – PIBID/UFRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário