quinta-feira, 7 de março de 2013

Educação física na escola e da escola


[1]Franciele Couto Sandes
Educação física na escola e da escola
A educação física escolar tem que ser trabalhada visando à participação de todos os discentes, para que não aconteça a exclusão de nenhum aluno. É fundamental saber como planejar suas aulas, identificar possibilidades de uma aula diversificada, atrativa e participativa.
A área de educação física é bem ampla, tem vários assuntos que podem ser trabalhados, existindo sempre aqueles conteúdos que são preferidos pelos alunos e também pelos professores; o jogar bola por exemplo. Nota-se nas escolas que atividades com bola em geral, e principalmente aquelas práticas que são vistas com mais frequência na mídia, tem a preferencia e o conhecimento dos alunos e dos professores. No entanto é preciso ter uma visão critica ao trabalhar com tais práticas esportivas, pois é necessário que envolva a participação de todos nas atividades propostas, e que seja uma prática com princípios educativos, para não se deixar influenciar pelos esportes de auto-rendimento, e não tornar as aulas de educação física muito limitadas.
O esporte da escola tem que ser resignificado. Uma das formas de se resignificar o esporte é fazendo adaptações de materiais e de espaços para sua execução. É preciso deixar bem claro que o papel do docente é formar cidadãos críticos e não atletas.
A escola deve ser um lugar de troca de experiências e isso inclui também experiências esportivas. Nesse sentido, deve-se criar espaços para diálogos sobre as experiências dos alunos, ao mesmo tempo propor desafios que levem a apropriação de fazeres corporais. Assim, a escola seria um espaço de vivências significativas, distanciando-se do auto-rendimento e do ensino centrado na técnica ou padrões de movimento, abrindo espaço para a construção de uma Educação Física da escola.





[1] Aluna do 2º semestre de Educação Física, da UFRB.

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