[1]Franciele Couto Sandes
Educação física na
escola e da escola
A educação física escolar tem que ser trabalhada visando à participação
de todos os discentes, para que não aconteça a exclusão de nenhum aluno. É
fundamental saber como planejar suas aulas, identificar possibilidades de uma
aula diversificada, atrativa e participativa.
A área de educação física é bem ampla, tem vários assuntos que podem ser
trabalhados, existindo sempre aqueles conteúdos que são preferidos pelos alunos
e também pelos professores; o jogar bola por exemplo. Nota-se nas escolas que
atividades com bola em geral, e principalmente aquelas práticas que são vistas
com mais frequência na mídia, tem a preferencia e o conhecimento dos alunos e
dos professores. No entanto é preciso ter uma visão critica ao trabalhar com
tais práticas esportivas, pois é necessário que envolva a participação de todos
nas atividades propostas, e que seja uma prática com princípios educativos,
para não se deixar influenciar pelos esportes de auto-rendimento, e não tornar
as aulas de educação física muito limitadas.
O esporte da escola tem que ser resignificado. Uma das formas de se
resignificar o esporte é fazendo adaptações de materiais e de espaços para sua
execução. É preciso deixar bem claro que o papel do docente é formar cidadãos
críticos e não atletas.
A escola deve ser um lugar de troca de experiências e isso inclui também
experiências esportivas. Nesse sentido, deve-se criar espaços para diálogos
sobre as experiências dos alunos, ao mesmo tempo propor desafios que levem a
apropriação de fazeres corporais. Assim, a escola seria um espaço de vivências
significativas, distanciando-se do auto-rendimento e do ensino centrado na
técnica ou padrões de movimento, abrindo espaço para a construção de uma
Educação Física da escola.
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