DROGAS
UM TEMA A SER TRATADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Letícia
Araújo Oliveira¹
As drogas são problemas que integram praticamente todas as
sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem
social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar
diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento.
A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio do
adolescente e do adulto, pois contribui para a formação global do jovem e da
sociedade. A prevenção ao uso de drogas é uma atitude a ser adquirida desde a
infância e promovida durante toda a vida. Assim, o papel da escola na prevenção
é educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e
subjetividade, promover e integrar a educação intelectual e emocional,
incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles
incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano.
Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse
mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar
conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores
humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras,
depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão
diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.
Diante desse fator o educador que nesse caso pode ser o de
Educação Física, pode implantar atividades vinculadas ao tema, entre todos pode
se escolher o Doping, que é o uso de qualquer droga ou
medicamento que possa aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição.
Esse tema está diretamente ligado ao esporte de auto rendimento entre eles:
atletismo, ginástica, futebol, levantamento de peso, natação, artes marciais. Pode-se
abordar o efeito de diferentes drogas, como o álcool por exemplo, no desempenho
de atletas. Ainda, as implicações do uso de drogas na continuidade ou
desistência em programas de exercícios físicos. O fato é que este tema perpassa
as discussões da cultural corporal, assim sendo, deve-se fazer presente nas
aulas de Educação Física.
Em suma, o problema é bastante complexo e requer a
participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de
escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma
coisa é certa, a base para o problema está na educação.
¹Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física 6º Semestre.
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